quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Apresentação: Experimento -  EJA - EIXO VII

Indicador ácido-base com repolho roxo






Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico. Existem indicadores sintéticos, como a fenolftaleína, o azul de bromotimol, o papel de tornassol e o alaranjado de metila. Porém, existem também algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais. Geralmente, essas substâncias estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas. Alguns exemplos são a beterraba, jabuticaba, uva, amoras, folhas vermelhas, entre outras. Neste experimento os alunos fizeram o  indicador ácido-base com repolho roxo e perceberam como ele muda de cor à medida que altera o pH do meio através de alguns produtos que usamos no dia a dia como vinagre, bicarbonato de sódio, sabonete líquido, ;água sanitária, detergente, açúcar, leite, sal e shampoo.
Apresentação 1º Ano do Ensino Médio

Modelos Atômicos de Rutherford e Bohr

1

2

Para Rutherford, o átomo seria constituído por duas regiões: um núcleo denso, muito pequeno com a carga positiva, e uma região de volume muito grande, ocupada pelos elétrons (eletrosfera). Esse modelo teórico (1) tem sido representado, didaticamente, por esse modelo planetário, com os elétrons girando em elipses ao redor do núcleo. Rutherford previa a existência de alguma partícula que desse estabilidade ao núcleo, mas só em 1932, o físico James Chadwick (1891-1974) descobriu o nêutron. 
Bohr acrescentou explicações ao modelo de Rutherford, que permitiram a adaptação ao modelo original de Rutherford. De acordo com a Física Clássica, o elétron, ao girar em torno do núcleo, perderia energia e iria diminuindo a sua órbita até colapsar com o núcleo (2). ( Lembrando que nestes modelos, as partículas não estão na proporção real).